Facebook IPO Morgan Stanley

Facebook Ipo Bancos De Investimento

Investimento / June 28, 2014

mark zuckerberg laughingOs IPOs são negócios extremamente rentáveis para os bancos de investimento de Wall Street, e eles vêm com enormes direitos de bragging.

A história interna do confronto no Facebook revela muito sobre o status relativo dos bancos de Wall Street no Vale do Silício nos dias de hoje, especialmente Morgan Stanley e Goldman Sachs.

E também revela muito sobre o Facebook.

O Facebook está no seu "período de silêncio" da IPO neste momento, e ninguém que sabe de nada está disposto a falar publicamente sobre isso. Esta história é baseada em entrevistas de fundo com mais de uma dúzia de banqueiros do Vale, investidores e executivos nos últimos meses, todos os quais insistiram em anonimato. (Alguns detalhes desta história também foram extraídos na edição desta semana da revista New York, que você pode ler aqui.)

*

No Vale do Silício dos anos 90, não querer ir público teria sido heresia. Todas as startups de tecnologia no Vale definiram suas vistas sobre um IPO, porque ir público significava obter potes de dinheiro para a empresa, liquidez para os acionistas, e um estoque altamente valorizado que você poderia usar para escorrer outras empresas.

Após o busto dotcom, no entanto, o mercado de IPOs especulativos evaporaram, e muitas das desvantagens de ser público ficou claro:

  • Você teve que lutar contra a má imprensa e processos sempre que seu estoque caiu
  • Você teve que persuadir os analistas a definir estimativas baixas para que você pudesse “comer expectativas” a cada trimestre, mesmo que você tenha realizado como esperado
  • Você teve que explicar seu preço de estoque - alto ou baixo - para seus funcionários distraídos, e,
  • Você teve que agradar impacientes investidores do mercado público, em vez de se concentrar em criar grandes produtos e investir para a longo prazo.

Em suma, depois do busto, muitas empresas de tecnologia perceberam que ser público era principalmente uma dor no cu. E o mercado privado logo criou maneiras para as empresas obter os benefícios de ser público sem ir público - através de grandes investidores privados ou novos mercados para vendas de ações privadas.

Esta foi uma razão que Mark Zuckerberg não queria levar o público do Facebook: Ele não precisava. Facebook foi capaz de obter todo o dinheiro e liquidez que queria no mercado privado. A outra razão era sobre controle: Zuckerberg preocupou que ir ao público pode significar vender ações aos acionistas que queriam que a primeira prioridade do Facebook fosse o seu negócio em vez de seu produto - um destino que ele tinha passado toda a história do Facebook tentando evitar.

Vou ficar em privado para sempre, querida. Getty Images / Justin SullivanSo Zuckerberg não estava brincando quando ele disse aos funcionários do Facebook que ele queria ficar privado para sempre.

Source: www.businessinsider.com